Áreas de Atuação

A indústria aeronáutica brasileira é uma das mais atuantes e importantes do mundo, sendo a EMBRAER a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. O setor aeronáutico é o que mais emprega no momento no Brasil sendo o déficit atual de Engenheiros Aeronáuticos na ordem de 150, segundo o setor de recursos Humanos da EMBRAER. Tanto que a EMBRAER possui hoje cerca de 50 engenheiros e técnicos estrangeiros com contrato temporário.

Ligada à indústria aeronáutica existe uma infinidade de outras empresas que produzem peças e serviços no Brasil e no exterior. A atual demanda de Engenheiros e técnicos pela EMBRAER acabou absorvendo parte dos empregados dessas empresas o que gerou a abertura de novos empregos.

A EMBRAER possui contratos para o fornecimento de novos aviões para no mínimo os próximos dez anos.

O Brasil possui a segunda maior frota de aviões do mundo, o que gera a necessidade de profissionais especialistas na operação, manutenção e na modificação de aviões já existentes. Instituições como a Embraer, CTA, INPE, EESC-USP, Neiva, UFMG, ITA, CELMA, Helibrás etc., desenvolvem trabalhos de cunho científico, de desenvolvimento tecnológico e educativo. O Brasil possui grandes empresas de transporte aéreo (de cargas e passageiros), tais como: VASP, VARIG, TAM, Transbrasil, etc., que devem por lei, utilizarem intensivamente engenheiros aeronáuticos. Por determinação do Departamento de Aviação Civil o DAC, toda empresa que fabrica, monta ou repara qualquer tipo de aeronave (helicópteros, aviões, balões, dirigíveis etc.) deve necessariamente possuir em seus quadros engenheiros aeronáuticos. Isso inclui também as empresas de taxi aéreos grandes, médias ou pequenas. Esta demanda de empregos existirá enquanto existir o transporte aéreo.

O Brasil possui um programa aeroespacial importante que se utiliza intensamente dos conhecimentos da Engenharia Aeronáutica. O programa aeroespacial Brasileiro engloba o projeto do satélite e do veículo lançador. Isto mostra que o campo de atuação do Engenheiro Aeronáutico no Brasil é amplo e de grande importância social. O currículo proposto e outras atividades programadas pretendem formar o aluno para atuar em todas as atividades relacionadas com os itens citados acima.

O Engenheiro Aeronáutico formado na EESC-USP poderá atuar nas inúmeras atividades da Indústria Aeronáutica. O currículo proposto prepara o aluno para atuar em diversas áreas do conhecimento aeronáutico, todas focadas para o projeto, construção, homologação e manutenção do avião tais como: aerodinâmica, estruturas, mecânica do vôo, materiais especiais, produção, fabricação, controle e dinâmica de vôo, propulsão, manutenção, homologação, requisitos e aspectos legais. O Engenheiro poderá também atuar dentro das inúmeras fábricas de peças ligadas à Indústria Aeronáutica Brasileira.

O currículo proporciona conhecimentos para o Engenheiro atuar na manutenção, operação, reparos e modificações de frotas de aviões. Poderá trabalhar nas empresas de transporte aéreo nacional e nas internacionais que utilizam os serviços de empresas Brasileiras.

Este profissional poderá também atuar nas áreas de pesquisa científica e aplicada desenvolvidas nos Institutos de Pesquisa, Empresas e Universidades Brasileiras e no exterior. A EESC-USP prima, dentre muitas outras Universidades, em proporcionar ao aluno egresso, possibilidade para ampliar seus conhecimentos com abordagem científica e de pesquisa de um problema em Engenharia através de seus programas de mestrado, doutorado, iniciação científica e projetos de pesquisa.

Engenharia Aeronáutica - EESC USP